Cócoras, resgate este posicionamento

A postura de cócoras vem dos primatas pela necessidade de ficar em contato com o solo para aquisição dos alimentos, também é a postura que prepara o ser humano para a postura em pé, bípede.

Ela é uma das fases do desenvolvimento motor fundamental que prepara a criança para a marcha, ou seja, ela é uma postura de transição, que vai ajudar em muitos movimentos como a corrida por exemplo.

Para a gestante essa postura é fundamental, pois a gestante apresenta muitas alterações corporais que aparecem de forma rápida e seu corpo precisa se adaptar a essas mudanças. Sem contar que é a postura que mais facilita o trabalho de parto, aliviando nas dores ocasionadas pelas contrações uterinas, e acelera o processo de dilatação.

O Cócoras pode parecer desconfortável no início, porem quando realizado com frequência a musculatura ganha alongamento e flexibilidade deixando as articulações com uma maior mobilidade. Nos dias de hoje a maioria das pessoas não consegue mais ficar no cócoras devido as mudanças de hábitos diários que vem desde a infância no período pré-escolar onde as crianças ficam o tempo todo sentadas, até a fase adulta no trabalho, no dia-a-dia.

Quando ficamos sentados numa postura a 90° é gerado uma tensão na musculatura da cadeia posterior, levando a um encurtamento muscular e diminui desta forma a mobilidade de quadril. Ficar de cócoras é uma postura de descanso, a qual traz inúmeros benefícios:

  • Melhora o transito intestinal
  • Melhora a mobilidade pélvica
  • Promove relaxamento lombar
  • Diminui a carga nas articulações
  • Diminui as dores nas articulações
  • Ajuda no preparo para o parto
  • Diminui a tensão do assoalho pélvica, ajudando na sustentação dos órgãos internos.

Todos um dia na vida já ficamos de cócoras a comodidade da vida moderna fez com que perdêssemos o habito desta postura, gerando mais pressão nas articulações provocando desta forma muitos danos à saúde corporal.

Compartilhe este post!

Sobre o autor : Jaqueline Baldessar

Fisioterapeuta Pélvica, Crefito: 113622-F. Formada pela instituição FADEP, com formação em fisioterapia Uroginecologica e Obstetrícia atuando no preparação do parto humanizado e disfunções pélvicas.