Entende-se por avaliação pré–concepcional a consulta que o casal faz antes de uma gravidez, objetivando identificar fatores de risco ou doenças que possam alterar a evolução normal de uma futura gestação. Constitui, assim, instrumento importante na melhoria dos índices de morbidade e mortalidade materna e infantil. Consiste em um conjunto de entrevista e exames para o casal, além de orientações de cuidados em saúde e prevenção.
A consulta médica deve incluir:
- Entrevista
- Exame físico e exame ginecológico
- Solicitação de exames complementares
- Ações específicas quanto aos hábitos e o estilo de vida
Nessa consulta, doenças ou situações crônicas são avaliadas e o tratamento ajustado para reduzir impacto na possível gravidez. Mulheres com diabetes, hipotireoidismo, epilepsia ou hipertensão devem ter suas medicações ajustadas para não aumentar risco de aborto espontâneo ou malformações.
Sedentarismo e obesidade também devem ser combatidos para auxiliar no êxito da gravidez, tendo impacto inclusive para a vida do bebê. Atualmente, considera-se o conceito da janela de oportunidade dos 1000 dias, período ótimo para intervenções em saúde que inicia na pré-concepção e se estende até a amamentação. Acredita-se que as intervenções nesse período podem impactar não só na vida do bebê, mas de toda uma geração. Por isso, sempre que possível, ajustes nutricionais por profissional capacitado são bem-vindos.
Com base nisso, sugerimos 8 passos para aumentar suas chances de gestação, além da avaliação médica em consulta especifica:
- Não fume
- Controle seu peso
- Faça exercícios regularmente
- Evite bebidas alcoolocas
- Evite excesso de café ou produtos com cafeína
- Tenha uma alimentação saudável
- Tenha cuidado com poluentes ambientais
- Evite estresse e durma bem
Fonte: UptoDate, 2020; Além da nutrição, 2019.