A importância da alimentação na gestação

Estou gestante e agora? O que devo comer? O que não posso comer?

A alimentação saudável é tão importante na gestação quanto em qualquer outro momento da nossa vida. Durante a gestação uma boa alimentação vai ofertar a mãe e bebê todos os nutrientes adequados para que tenham boa saúde e nutrição e para um adeuado crescimento fetal.

Sabemos que nesse período existem fatores que por vezes atrapalham a boa alimentação materna. A azia, enjoos, vômitos, tendem a dificultar em determinados momentos a alimentação. Fatores como medo de comer e “desejos de grávida” também podem atrapalhar nossas escolhas.

Primeiro é preciso ter ciência de que a sua alimentação vai interferir diretamente no feto e de que irão refletir nas escolhas dele na sua vida adulta (sugestão: ler sobre 1000 dias do bebê).

Alguns alimentos devem ser evitados da alimentação da gestante, como alimentos embutidos, frituras, excesso de doces, chás emagrecedores, chá de boldo e carqueja, carnes e ovos mal passados, refrigerantes/bebidas alcoólicas/sucos prontos, temperos e molhos prontos. É importante cuidar com o consumo de café e chimarrão, tendo sempre equilíbrio no consumo se o fizer.

Deve-se priorizar o consumo de frutas, legumes, verduras (sempre bem higienizadas), carnes magras, leguminosas (feijões, lentilha a, grão de bico), oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas, amendoins, sempre sem açúcar e sem sal), cereais integrais, ovos e alimentos fontes de cálcio (leite, queijos e derivados, folhosos verdes (couve, espianfre, brócolis), gorduras boas (peixes, azeite de oliva, coco, abacate…), fibras.

Algumas vitaminas e minerais são de extrema importancia na gestação como ácido fólico, ferro, cálcio, zinco, ômega 3, porém, não adianta consumi-los somente via mendicamento, é importante adequar a alimentação para obtelos por fonte alimentar e apenas complementar com os medicamentos quando necessários.

Fracionar a alimentação, comer em menores volumes e mais vezes ao dia ajuda a amenizar azias e dores estomacais, além de ajudar a controlar a fome, que por vezes é aumentada. Beber água adequadamente é tão importante quanto comer saudável. A água é combustivel do organismo, com ela conseguimos regular nosso intestino, absrover melhor os nutrientes, reduzir a retenção de líquidos (super comum nesse período) e manter nosso corpo hidratado, ajudando inclusive na redução das temidas estrias. Falando em intestino, a constipação é algo bem comum nas gestantes e nada agradavel, portanto, além de consumir água adequadamente, ingerir fibras, frutas, legumes e verduras são importantes.

Ah e os famosos desejos de grávida, muitas vezes é só carência nutricional, então organizar a alimentação para a gestação é muito importante, tanto para uma boa oferta de nutrientes mãe/bebe quanto para um ganho de peso saudável e um bom funcionamento de todo o organismo.

Compartilhe este post!

Sobre o autor : Raiara Forcelini

Nutricionista Clínica e Esportiva, CRN10/4124. Nutricionista clínica formada pela UNOCHAPECÓ, com especialização em nutrição esportiva. Atendo tanto emagrecimento, quanto hipertrofia, gestantes, puérperas, veganos e vegetarianos.